SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1A case study of a child with deficit in social skillsInstruction and modeling on the training of mothers in helping their children whith school homework author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

OLIVEIRA-SILVA, Michele Cristine  and  TOURINHO, Emmanuel Zagury. Avaliação de duas condições de treino de categorizadores de verbalizações de terapeutas. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 39-58. ISSN 1517-5545.

Tomando como referência investigações anteriores voltadas para a análise de verbalizações de terapeutas, o presente estudo adotou um sistema revisado de categorias relativas às funções básicas de verbalizações de terapeutas e leitura prévia como estratégia de familiarização, objetivando avaliar (a) o efeito do treinamento sobre o desempenho de categorizadores de verbalizações de terapeutas; (b) o efeito da familiaridade produzida por meio de leitura prévia das transcrições utilizadas sobre a concordância alcançada; e (c) o efeito acumulado da exposição continuada à atividade de categorização. Os resultados demonstram que a exposição ao treino, mas não a leitura prévia de sessões, favorece índices mais elevados de concordância, embora insuficientes para validar o sistema de categorização. Sugerem, ainda, que a complexidade das sessões categorizadas constitui uma variável com impacto sobre os índices de concordância. Além disso, algumas sobreposições consistentes de categorias sugerem a necessidade de nova revisão do sistema de categorias utilizado.

Keywords : Terapia analítico-comportamental; Funções de intervenção verbal do terapeuta; Comportamento verbal; Treino de categorização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )