SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Descrição do atendimento de uma criança com déficit em habilidades sociaisInstrução e modelação no treinamento de mães no auxílio à tarefa escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

OLIVEIRA-SILVA, Michele Cristine  e  TOURINHO, Emmanuel Zagury. Avaliação de duas condições de treino de categorizadores de verbalizações de terapeutas. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 39-58. ISSN 1517-5545.

Tomando como referência investigações anteriores voltadas para a análise de verbalizações de terapeutas, o presente estudo adotou um sistema revisado de categorias relativas às funções básicas de verbalizações de terapeutas e leitura prévia como estratégia de familiarização, objetivando avaliar (a) o efeito do treinamento sobre o desempenho de categorizadores de verbalizações de terapeutas; (b) o efeito da familiaridade produzida por meio de leitura prévia das transcrições utilizadas sobre a concordância alcançada; e (c) o efeito acumulado da exposição continuada à atividade de categorização. Os resultados demonstram que a exposição ao treino, mas não a leitura prévia de sessões, favorece índices mais elevados de concordância, embora insuficientes para validar o sistema de categorização. Sugerem, ainda, que a complexidade das sessões categorizadas constitui uma variável com impacto sobre os índices de concordância. Além disso, algumas sobreposições consistentes de categorias sugerem a necessidade de nova revisão do sistema de categorias utilizado.

Palavras-chave : Terapia analítico-comportamental; Funções de intervenção verbal do terapeuta; Comportamento verbal; Treino de categorização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )