SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Avaliação de duas condições de treino de categorizadores de verbalizações de terapeutasReforçamento diferencial de comportamentos verbais alternativos de um esquizofrênico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

SUDO, Camila Harumi; SOUZA, Silvia Regina de  e  COSTA, Carlos Eduardo. Instrução e modelação no treinamento de mães no auxílio à tarefa escolar. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 59-72. ISSN 1517-5545.

O estudo visou investigar se mães melhorariam a interação com seus filhos durante a tarefa escolar com um treinamento que utilizasse instruções e modelação. Participaram quatro duplas de mães e filhos. O estudo foi composto de três fases. Na Fase 1, as mães auxiliaram seus filhos na realização de tarefas escolares, na Fase 2, foram ensinados conceitos importantes para que as mães pudessem ser mais efetivas em auxiliar seus filhos na tarefa escolar, e na Fase 3, foi retirada a intervenção. Os resultados sugerem que o procedimento foi efetivo apenas para reduzir a taxa de respostas da categoria “fazer pela criança” da mãe da Dupla 4 e, talvez, tenha contribuído para aumentar a taxa de respostas da categoria “elogiar” da mãe da Dupla 1. Os resultados são comparados com estudos similares realizados anteriormente.

Palavras-chave : Treino de mães; Modelação; Instrução; Tarefa escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )