SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Instrução e modelação no treinamento de mães no auxílio à tarefa escolarUma introdução ao conceito de autocontrole proposto pela análise do comportamento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

BRITTO, Ilma A. Goulart de Souza; RODRIGUES, Christina A.; SANTOS, Daísy Cléia O.  y  RIBEIRO, Maurícia A.. Reforçamento diferencial de comportamentos verbais alternativos de um esquizofrênico. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 73-84. ISSN 1517-5545.

O presente estudo teve como objetivo investigar o comportamento verbal de um homem de 49 anos que havia sido diagnosticado como esquizofrênico crônico desde os 20 anos de idade. A intervenção foi conduzida em duas classes de respostas: falas psicóticas e falas apropriadas. Os procedimentos de reforçamento diferencial de comportamentos alternativos e extinção foram conduzidos por auxiliares de pesquisa em sessões de 45 minutos, duas vezes por semana. Controle experimental foi obtido por meio de um delineamento de reversão do tipo ABAB seguido por Follow-up. Todas as sessões foram filmadas para posterior cálculo de fidedignidade. Os resultados do estudo mostram uma redução das falas psicóticas e um aumento das falas apropriadas durante as sessões de intervenção. Os dados demonstram que o comportamento verbal da pessoa diagnosticada como esquizofrênica pode ser controlado pelo reforço social combinado com extinção. Delírios e alucinações foram discutidos como comportamentos verbais.

Palabras clave : Falas psicóticas; Intervenção comportamental; Esquizofrenia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )