SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Reforçamento diferencial de comportamentos verbais alternativos de um esquizofrênicoControle de estímulos e relações de equivalência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

CRUZ, Robson Nascimento da. Uma introdução ao conceito de autocontrole proposto pela análise do comportamento. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 85-94. ISSN 1517-5545.

O presente trabalho é um texto didático introdutório ao conceito de autocontrole, numa perspectiva analítico-comportamental. Pretende-se neste trabalho fazer uma diferenciação entre o conceito usado no senso comum e aquele desenvolvido pela análise do comportamento, demonstrando que as explicações mentalistas usadas no cotidiano e na própria psicologia dificultam a investigação científica do comportamento de autocontrole. Também tem como objetivo discutir o uso desse conceito e suas possíveis implicações e aplicações por uma ciência do comportamento. Por fim, ressalta a importância de estudar o autocontrole, considerando-se que este pode ser de fundamental importância para a resolução de inúmeros problemas relativos ao futuro de nossa sociedade.

Palavras-chave : Autocontrole; Análise do comportamento; Causas internas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )