SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1An introduction to the self-control concept proposed by the behavior analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

HUBNER, Maria Martha Costa. Controle de estímulos e relações de equivalência. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp. 95-102. ISSN 1517-5545.

O presente artigo didático descreve a trajetória da área de controle de estímulos até a proposição do paradigma de equivalência, definindo e encadeando os principais conceitos envolvidos e suas implicações à compreensão crescente de processos comportamentais complexos, tais como o aprendizado do comportamento verbal, da noção de "significado" e dos comportamentos simbólicos, em geral. Apresenta a lógica dos primeiros experimentos de Sidman, indicando o caminho indutivo e cuidadoso do autor até chegar à proposição do paradigma de equivalência e aponta as implicações educacionais do modelo (economia no ensino, procedimentos para ensino de leitura, escrita e comportamento matemático), bem como novos estudos na área que prometem implicações para o contexto clínico.

Keywords : Controle de estímulos; Relações de equivalência; Discriminação Simples e condicional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )