SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Uma proposta de método para estabelecer um estímulo auditivo como uma operação estabelecedora condicionada transitiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

ROCHA, Marina Monzani da; BRAGA, Paula Ferreira  e  SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. Grupo de espera recreativo como instrumento de avaliação diagnóstica. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp. 115-125. ISSN 1517-5545.

Estudos mostraram que as clínicas-escola de psicologia não atingiam seus objetivos de atendimento à comunidade. Foram propostas novas formas de atendimento, dentre elas o Grupo de Espera Recreativo - GER (grupo com crianças que, após triagem, brincam na clínica semanalmente, até serem atendidas pelos psicólogos). Objetiva-se diminuir a evasão e observar interações entre os participantes, auxiliando a avaliação-diagnóstica. Observaram-se as sessões do GER nas quais estavam presentes as crianças que foram encaminhadas para atendimento individual após o período de espera recreativa. Registrou-se a freqüência de comportamentos dentro de categorias negativas pré-determinadas das crianças referidas para atendimento individual e grupal. As crianças encaminhadas para atendimento individual apresentaram uma maior freqüência de comportamentos nas categorias. O GER mostrou-se útil como instrumento de avaliação-diagnóstica; possibilitando a observação comportamental antes do atendimento e a realização dos encaminhamentos adequados. Concluiu-se que o GER parece permitir alcançar um melhor atendimento à comunidade que procura os serviços da clínica-escola.

Palavras-chave : Clínica-escola; Avaliação diagnóstica; Grupo recreativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )