SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Recreational waiting group as an instrument of diagnostic evaluationBehavioral marital therapy: a retrospective of the international literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

RAVAGNANI, Leticia V.  and  SERIO, Tereza M. Pires. Uma proposta de método para estabelecer um estímulo auditivo como uma operação estabelecedora condicionada transitiva. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp. 126-144. ISSN 1517-5545.

Cinco ratos foram expostos a um procedimento em que o elo final de uma cadeia de duas respostas era seguido por água somente se as respostas do primeiro elo fossem emitidas na presença de um estímulo sonoro. Dadas às características deste procedimento, pretendia-se que a apresentação deste estímulo tivesse a função de operação estabelecedora do valor reforçador do estímulo (uma luz) que deveria manter a primeira resposta da cadeia. Após o treino preliminar das respostas de focinhar e pressionar uma barra, cinco Fases experimentais foram introduzidas. As taxas de respostas de focinhar na presença e na ausência da suposta operação estabelecedora foram registradas durante todo o procedimento. Os resultados mostraram que, para quatro dos cinco sujeitos, as apresentações do estímulo auditivo passaram a funcionar como operações estabelecedoras e, como tais, evocaram as respostas de focinhar e estabeleceram as apresentações da luz como um reforço condicionado para estas respostas.

Keywords : Operação estabelecedora; Operação estabelecedora condicionada transitiva; Motivação; Reforço condicionado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )