SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Grupo de espera recreativo como instrumento de avaliação diagnósticaTerapia comportamental de casal: uma retrospectiva da literatura internacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

RAVAGNANI, Leticia V.  e  SERIO, Tereza M. Pires. Uma proposta de método para estabelecer um estímulo auditivo como uma operação estabelecedora condicionada transitiva. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp. 126-144. ISSN 1517-5545.

Cinco ratos foram expostos a um procedimento em que o elo final de uma cadeia de duas respostas era seguido por água somente se as respostas do primeiro elo fossem emitidas na presença de um estímulo sonoro. Dadas às características deste procedimento, pretendia-se que a apresentação deste estímulo tivesse a função de operação estabelecedora do valor reforçador do estímulo (uma luz) que deveria manter a primeira resposta da cadeia. Após o treino preliminar das respostas de focinhar e pressionar uma barra, cinco Fases experimentais foram introduzidas. As taxas de respostas de focinhar na presença e na ausência da suposta operação estabelecedora foram registradas durante todo o procedimento. Os resultados mostraram que, para quatro dos cinco sujeitos, as apresentações do estímulo auditivo passaram a funcionar como operações estabelecedoras e, como tais, evocaram as respostas de focinhar e estabeleceram as apresentações da luz como um reforço condicionado para estas respostas.

Palavras-chave : Operação estabelecedora; Operação estabelecedora condicionada transitiva; Motivação; Reforço condicionado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )