SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Behavioral marital therapy: a retrospective of the international literatureBehavioral analysis in a case of dependence to the nicotine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

CRUZ, Robson Nascimento da. História e historiografia da ciência: considerações para pesquisa histórica em análise do comportamento. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp. 161-178. ISSN 1517-5545.

É evidente o crescente interesse de analistas do comportamento pela história da disciplina e, conseqüentemente, pela pesquisa histórica. Nessa perspectiva, este trabalho se propõe a discutir algumas considerações sobre a história da ciência e a historiografia da ciência, com intuito de trazer contribuições dessas disciplinas para a pesquisa histórica em análise do comportamento. Para isso, são apresentadas algumas questões centrais nas discussões e produção sobre a história da ciência e historiografia da ciência, como a querela internalismo X externalismo, o uso de formulações presentistas que recorrem ao conhecimento atual de uma disciplina científica de forma tendenciosa e a definição de fontes históricas. Ao mesmo tempo, recorrer-se-á a exemplos de pesquisas históricas em análise do comportamento e behaviorismo para exemplificar e discutir alguns aspectos críticos que envolvem esse tipo de investigação.

Keywords : Análise do comportamento; História do behaviorismo; Pesquisa histórica; Historiografia da ciência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )