SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Análise comportamental em um caso de dependência à nicotina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

MOREIRA, Márcio Borges; TODOROV, João Claudio  e  NALINI, Lauro Eugênio Guimarães. Algumas considerações sobre o responder relacional. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2006, vol.8, n.2, pp. 192-211. ISSN 1517-5545.

Um dos grandes desafios da Análise Experimental do Comportamento tem sido o de explorar, conceitual e metodologicamente, como estímulos, ou relações entre estímulos, passam a controlar determinado comportamento. Os trabalhos sobre a formação de classes de estímulos equivalentes têm alargado os horizontes da disciplina sobre o responder relacional, sobretudo quando o fenômeno se dá no contexto da linguagem e do comportamento simbólico. Dos estudos iniciais sobre equivalência até aqueles conduzidos nos dias de hoje, grande quantidade de dados empíricos foi obtida e algumas formulações teóricas elaboradas. O presente estudo, de caráter teórico e didático, faz um apanhado genérico do desenvolvimento do conceito de responder relacional, enfatizando a necessidade de se atentar aos procedimentos de treino que levam ao estabelecimento do controle por estímulos de tal responder.

Palavras-chave : Responder relacional; Discriminação simples simultânea; Discriminação condicional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )