SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Body dysmorphic disorder under the perspective of the behavior analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

SOUSA, Ana Carolina Aquino de  and  VANDENBERGHE, Luc. Possibilidades da FAP como método de supervisão de terapeutas com clientes boderlines. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp. 1-11. ISSN 1517-5545.

O presente trabalho é um esforço por explorar algumas possibilidades de aplicação da FAP (Psicoterapia Analítico-Funcional) como metodologia de supervisão. Participaram deste trabalho quatro terapeutas comportamentais que atendiam clientes borderlines. As supervisões foram feitas mensalmente, com cada terapeuta individualmente. Cada uma delas foi gravada, transcrita e sujeita a uma análise qualitativa indutiva. Emergiram, desta análise, duas categorias de comportamentos de terapeutas que ocorreram nas interações entre supervisora e supervisonandas, e que eram diretamente relevantes para problemas que os terapeutas tinham na relação com os clientes: (1) Dar razões / esquiva experiencial e (2) desespero. Conclui-se que atenção particular para os padrões interpessoais durante a supervisão pode produzir oportunidades de aprendizagem ao vivo para terapeutas. Isto tornará a FAP uma abordagem viável para melhorar a supervisão de clientes borderlines.

Keywords : Supervisão; Transtorno de personalidade borderline; Psicoterapia analítico funcional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )