SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A “consciência” como um suposto antídoto para a violênciaEfeitos de um Programa de Práticas Educativas para monitoras de um abrigo infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

HABER, Gabriella Mendes  e  CARMO, João dos Santos. O fantasiar como recurso na clínica comportamental infantil. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp. 45-61. ISSN 1517-5545.

A psicoterapia realizada junto a crianças utiliza, dentre diversos recursos, o fantasiar, que possibilita a identificação de sentimentos, regras e eventos ambientais determinantes de comportamentos inadequados. O presente trabalho objetivou comparar as informações da literatura especializada com entrevistas sobre as habilidades e conhecimentos necessários ao psicólogo da abordagem comportamental, a fim de atuar eficientemente, utilizando o fantasiar como um recurso auxiliar à compreensão funcional e intervenção. Entrevistas a quatro psicólogas que atuam junto a crianças e seus familiares, no contexto clínico, foram utilizadas como fontes de informações. Compararam-se as informações obtidas à literatura. Os depoimentos corroboraram a literatura quanto à importância do conhecimento teórico, técnicas de aprendizagem, análise funcional, desenvolvimento de repertório lúdico e empatia. Quanto à definição de fantasiar, não foi encontrada consistência/concordância entre as entrevistadas; a literatura também não apresenta definição consistente. Ao final, indicaram-se quais aspectos do trabalho envolvendo o fantasiar podem ser contemplados em pesquisas futuras.

Palavras-chave : Intervenção comportamental; Fantasiar; Comportamento verbal; Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )