SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1O fantasiar como recurso na clínica comportamental infantilEstratégias de enfrentamento utilizadas por gagos adultos, não submetidos à terapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

PRADA, Cynthia Granja  e  WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Efeitos de um Programa de Práticas Educativas para monitoras de um abrigo infantil. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp. 63-80. ISSN 1517-5545.

Este estudo é parte de uma pesquisa de doutoramento que teve por objetivo elaborar e avaliar um Programa de Treinamento em Práticas Educativas para monitores de abrigos para crianças vítimas de violência doméstica. O estudo original trabalhou com 14 monitoras, porém o objetivo específico aqui consiste em analisar o comportamento de interação de duas monitoras com duas crianças ao longo do Programa de Intervenção. Os resultados obtidos demonstraram que a freqüência dos comportamentos de interação positiva das monitoras e das crianças aumentou, e os de interação coercitiva diminuíram, após as sessões analisadas. Esses resultados possivelmente demonstram que procedimentos para diminuir a freqüência de comportamentos inadequados infantis mantidos por atenção, e os que visam aumentar a freqüência dos adequados, são concorrentes com os padrões de interação coercitiva entre o cuidador e a criança e, por isso, fazem com que eles diminuam de imediato.

Palavras-chave : Práticas educativas; Abrigo infantil; Interação adulto-criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )