SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Effects of a behavior management intervention program for caregivers of foster care victimized childrenA few maintaining contingencies of prostituting behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

GOMES, Maria José Carli  and  KERBAUY, Rachel Rodrigues. Estratégias de enfrentamento utilizadas por gagos adultos, não submetidos à terapia. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp. 81-102. ISSN 1517-5545.

Este estudo investigou, nos relatos de pessoas gagas não submetidas à terapia para a gagueira, as estratégias de enfrentamento empregadas para superar as dificuldades e enfrentar as situações de comunicação. Os participantes foram três homens e uma mulher, com idades variando entre 31 e 54 anos, gagos desde a infância, sem nenhuma outra história de doença neurológica ou dano cerebral. As entrevistas foram gravadas em áudio e amostras de fala dos participantes, nas situações de conversa espontânea e de leitura, foram gravadas em vídeo. Essas amostras foram utilizadas na avaliação da severidade da gagueira. A análise dos resultados mostrou que os participantes adquiriram, ao longo de suas vidas, estratégias de enfrentamento eficientes para lidar com sua fala, como as instruções, a preparação prévia do conteúdo da fala e o parar e recomeçar. Muitas das estratégias de enfrentamento, utilizadas pelos participantes, encontram respaldo na literatura especializada, em termos de eficácia.

Keywords : Gagueira; Estratégias de enfrentamento; Gagos adultos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )