SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Estratégias de enfrentamento utilizadas por gagos adultos, não submetidos à terapiaEfeitos dos procedimentos de videofeedback e modelação em vídeo na mudança de comportamentos maternos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

FONAI, Ana Carolina Vieira  y  DELITTI, Maly. Algumas contingências mantenedoras do comportamento de prostituir-se. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp. 103-113. ISSN 1517-5545.

A prostituição é um fenômeno social comum em diversas civilizações. Apesar de ser mantida pela sociedade e por seus componentes, também é por ela discriminada enquanto profissão, o que acarreta em diversas punições às prostitutas. Este estudo teve por objetivo investigar quais contingências mantêm o comportamento de prostituir-se, negando, desde o início, causas internas como “caráter”, e focalizando a relação entre a prostituta e o seu ambiente. Foi considerado como comportamento de prostituir-se o ato de manter relações com um cliente em troca de dinheiro. Foram verificadas contingências reforçadoras e aversivas envolvidas no comportamento de prostituir-se. A análise foi baseada no relato verbal de seis prostitutas de diferentes locais de atividade e fundamenta-se nos princípios da análise do comportamento. Foram identificadas como contingências mantenedoras: esquiva de situação anterior mais aversiva, imitação, reforçamento imediato, reforçadores generalizados, reforçadores primários, entre outros. Outro aspecto observado foi que a estimulação aversiva do trabalho não tem controle sobre o comportamento quando em competição com os reforçadores mencionados, provavelmente por ser atrasada e gradualmente introduzida.

Palabras clave : Prostituição; Análise de contingências; Análise do comportamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )