SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Algumas contingências mantenedoras do comportamento de prostituir-seSeleção por conseqüências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

MOURA, Cynthia Borges de et al. Efeitos dos procedimentos de videofeedback e modelação em vídeo na mudança de comportamentos maternos. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.1, pp. 115-128. ISSN 1517-5545.

Este trabalho tem como objetivo comparar os resultados do uso dos procedimentos de videofeedback e modelação em vídeo na orientação de mães de crianças pré-escolares quanto à agilidade na produção de mudanças nos comportamentos relacionados ao uso do reforçamento diferencial (aumentar a atenção positiva para comportamentos apropriados e diminuir a atenção negativa e punição aos comportamentos inadequados). Participaram duas díades mãe e filho. As crianças tinham três e quatro anos, com problemas de comportamento externalizante e internalizante, respectivamente. O procedimento consistiu em orientar as mães, alternando os procedimentos de videofeedback e modelação em vídeo, tomando-se medidas observacionais repetidas entre as sessões. Nos dois casos, a modelação em vídeo apresentou resultados superiores. Os resultados demonstraram que assistir a um terapeuta proficiente dando modelo das habilidades-alvo à mãe é relevante para a percepção das mudanças imediatas no comportamento da criança, em função de alterações simples no padrão de interação.

Palabras clave : Modelação em vídeo; Videofeedback; Orientação de pais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )