SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Verbal Behavior de B.F. Skinner: sua importância no estudo do comportamentoElementos fundamentais para a aquisição de operantes verbais por bebês: análise comportamental da “atenção compartilhada” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

BORLOTI, Elizeu. O comportamento verbal de Skinner: funções do citar em Verbal Behavior. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp. 199-216. ISSN 1517-5545.

Verbal Behavior (VB) foi o mais importante trabalho de Skinner. Auto-análises genéricas do comportamento registrado no VB aparecem em seus trechos finais e em outros livros do autor. Este artigo descreve as funções de duas subclasses específicas de episódios de citar com transcrição de texto de outro autor emitidos por Skinner em VB. Trata-se de pesquisa histórica do VB como registro do comportamento verbal de Skinner. Da descrição geral do citar com transcrição, fez-se uma análise funcional das subclasses por sua moldura autoclítica, segundo a hermenêutica comportamental: método que instrui uma descrição dos controles sobre o interpretar. São informadas as variações formais-funcionais das subclasses: estímulos verbais acurados evocaram o citar “argumentativo” (emitido com autoclíticos descritivos) e os não acurados, o “contra-argumentativo” (emitido com qualificadores de negação e/ou manipulativos). Apesar da dificuldade em discriminar todos os controles do interpretar, o artigo mostra a consistência funcional de alguns dos artifícios de persuasão da retórica skinneriana.

Palavras-chave : Análise funcional de citações; História da psicologia; Comportamento verbal; Autoclítico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )