SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Skinner’s verbal behavior: functions of quoting in Verbal BehaviorConsequences of the functional interpretations of psychological terms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

OLIVEIRA, Thais Porlan de  and  GIL, Maria Stella Coutinho de Alcântara. Elementos fundamentais para a aquisição de operantes verbais por bebês: análise comportamental da “atenção compartilhada”. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp. 217-225. ISSN 1517-5545.

O estudo comportamental da linguagem pressupõe considerar as contingências operantes para a aquisição do repertório de responder à relação entre estímulos tal como se propõe para quaisquer outros comportamentos. Entretanto, um dos desafios para os avanços da proposta de Skinner sobre o comportamento verbal é a busca de explicações para a descrição dos componentes essenciais na aquisição e manutenção do repertório verbal pelas crianças pequenas. Superar tal desafio implica, entre outras coisas, investir na interlocução entre a concepção comportamental dos operantes verbais com outras áreas do conhecimento, como, por exemplo, a Psicologia do Desenvolvimento. O presente trabalho propõe que uma análise operante da “atenção compartilhada” desempenharia papel de elemento fundamental para a aquisição de operantes verbais, especificamente mandos e tatos, pelos bebês. Este exame parece frutífero tanto para a análise do impacto de aspectos do livro Verbal Behavior para a explicação teórica dos componentes essenciais da aquisição da linguagem, como para o progresso de investigações empíricas sobre o tema.

Keywords : Tato; Mando; Atenção compartilhada; Crianças pequenas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )