SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Conseqüências da interpretação funcional de termos psicológicosCategorização de verbalizações do processo terapêutico e o operante intraverbal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

ZAMIGNANI, Denis Roberto  e  MEYER, Sonia Beatriz. Comportamento verbal no contexto clínico: contribuições metodológicas a partir da análise do comportamento. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp. 241-259. ISSN 1517-5545.

O presente artigo tem como objetivo a discussão sobre aspectos metodológicos envolvidos na pesquisa em psicoterapia, especialmente aquela denominada pesquisa de processo, que tem como meta identificar os processos de mudança que ocorrem ao longo da interação entre cliente e terapeuta. O referencial usado é o da análise do comportamento, e estudos brasileiros analítico-comportamentais envolvendo análise de sessões são usados para ilustrar os pontos discutidos. Questões relativas à categorização de comportamentos na interação clínica, tais como a natureza dos eventos que devem compor um conjunto de categorias, critérios para fidedignidade e validade, delimitação da unidade de ocorrência e de registro em interações sociais e o tipo de medida apropriado são discutidos. Por último, são apresentadas diferentes estratégias para a sistematização dos dados categorizados, bem como algumas das limitações e vantagens que cada uma delas proporciona.

Palavras-chave : Pesquisa clínica; Metodologia de pesquisa; Categorização de comportamentos; Clínica analítico-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )