SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Comportamento verbal no contexto clínico: contribuições metodológicas a partir da análise do comportamentoAvaliando o papel do comportamento verbal para aquisição de comportamento "supersticioso" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

VIEIRA-SANTOS, Joene  y  SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Categorização de verbalizações do processo terapêutico e o operante intraverbal. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp. 261-275. ISSN 1517-5545.

A categorização do conteúdo verbal do processo terapêutico pode ser vista como um treino intraverbal. Assim, a avaliação das variáveis envolvidas neste treino pode fornecer informações sobre as variáveis relevantes na atividade de categorização. Este trabalho analisou os procedimentos e resultados de estudos que visavam ao treino de respostas intraverbais, buscando identificar variáveis relevantes no estabelecimento do comportamento intraverbal, e conseqüentemente da categorização. As seguintes variáveis foram identificadas: presença de dicas textuais; uso de exemplos, de forma especial a exposição a um procedimento de instruções de múltiplos exemplos; e, no contexto das relações instrucionais, exposição a tarefas de definição antes de iniciar tarefas de identificação de exemplos, bem como a identificação das características críticas e definidoras do conceito trabalhado. Estas variáveis parecem estar relacionadas diretamente com aquelas identificadas nas pesquisas da área de categorização do conteúdo do processo terapêutico, sugerindo que elas devem ser consideradas no desenvolvimento dos estudos relacionados com esta área.

Palabras clave : Comportamento verbal; intraverbal; Verbalizações do processo terapêutico; Categorização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Portugués ( pdf )