SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Categorização de verbalizações do processo terapêutico e o operante intraverbalRelações entre tatos e mandos durante a aquisição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

PANETTA, Paulo André Barbosa; HORA, Cássia Leal da  e  BENVENUTI, Marcelo Frota Lobato. Avaliando o papel do comportamento verbal para aquisição de comportamento "supersticioso". Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp. 277-287. ISSN 1517-5545.

O estudo avaliou interações entre descrições de contingências e comportamento adquirido por relação acidental com reforço (comportamento "supersticioso"). Quatro adultos participaram de uma atividade feita no computador. Cada sessão foi composta de períodos de 30s nos quais os participantes poderiam responder com um mouse a um retângulo que aparecia no monitor do computador. Após o término de cada período de 30s, havia um intervalo de 10s no qual o participante poderia pedir para encerrar a sessão. Para cada participante foram realizadas quatro sessões. Em cada sessão, vigorava apenas uma contingência para apresentação de pontos: VR 6, extinção, extinção e VT 8 s. No início das duas últimas sessões, era dito aos participantes que respostas no retângulo produziriam pontos. Três participantes responderam mais na última sessão do que na terceira, mostrando que instruções que sugerem relação entre resposta e mudança ambiental podem facilitar a aquisição de comportamento "supersticioso".

Palavras-chave : Comportamento "supersticioso"; Computadores; Comportamento verbal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )