SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Relations between tacts and mands during the acquisitionTraining conditions and evaluation of systems of categorization of therapists' speech author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

FALEIROS, Thais Cazati  and  HUBNER, Maria Martha Costa. Efeito do reforçamento diferencial de resposta verbal referente à leitura sobre a duração da resposta de ler. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp. 307-316. ISSN 1517-5545.

No âmbito de estudos que investigam o efeito de manipulação de antecedentes verbais sobre o comportamento não verbal a ele relacionado, o presente estudo avaliou o efeito do reforçamento diferencial de uma classe de respostas (escolha de frases pró-leituras, interpretadas como tatos com autoclíticos qualificadores positivos) sobre outra (a escolha do comportamento de ler), reforçando escolhas de frases verbais pró-leitura e observando seu efeito sobre a emissão do comportamento de ler. Foram registradas as atividades e fotografias escolhidas antes de depois do treino. Na fase de treino, quatro frases apareciam na tela do computador e apenas a escolha de uma delas (relacionada ao ler) era reforçada com pontos. Os resultados indicaram aumento na escolha da atividade de ler e no tempo de permanência nesta atividade para a maioria dos participantes e aumento para a escolha de fotografias relacionadas à leitura após o treino, quando comparados aos resultados da linha de base. Os resultados são interpretados de acordo com o conceito de comportamento governado verbalmente.

Keywords : Comportamento verbal; Regras; Relação entre comportamento verbal e não verbal; Tato; Autoclíticos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )