SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Relações entre tatos e mandos durante a aquisiçãoCondições de treino e sistemas de categorização de verbalizações de terapeutas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

FALEIROS, Thais Cazati  e  HUBNER, Maria Martha Costa. Efeito do reforçamento diferencial de resposta verbal referente à leitura sobre a duração da resposta de ler. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp. 307-316. ISSN 1517-5545.

No âmbito de estudos que investigam o efeito de manipulação de antecedentes verbais sobre o comportamento não verbal a ele relacionado, o presente estudo avaliou o efeito do reforçamento diferencial de uma classe de respostas (escolha de frases pró-leituras, interpretadas como tatos com autoclíticos qualificadores positivos) sobre outra (a escolha do comportamento de ler), reforçando escolhas de frases verbais pró-leitura e observando seu efeito sobre a emissão do comportamento de ler. Foram registradas as atividades e fotografias escolhidas antes de depois do treino. Na fase de treino, quatro frases apareciam na tela do computador e apenas a escolha de uma delas (relacionada ao ler) era reforçada com pontos. Os resultados indicaram aumento na escolha da atividade de ler e no tempo de permanência nesta atividade para a maioria dos participantes e aumento para a escolha de fotografias relacionadas à leitura após o treino, quando comparados aos resultados da linha de base. Os resultados são interpretados de acordo com o conceito de comportamento governado verbalmente.

Palavras-chave : Comportamento verbal; Regras; Relação entre comportamento verbal e não verbal; Tato; Autoclíticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )