SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Training conditions and evaluation of systems of categorization of therapists' speechThe concept of audience and verbal behavior’s multiple control author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

PEREIRA, Maria Eliza Mazzilli. Uma aproximação entre Skinner e Bakhtin para o estudo da linguagem. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp. 337-347. ISSN 1517-5545.

O objetivo do estudo foi fazer uma aproximação entre dois autores - M. M. Bakhtin e B. F. Skinner, filiados, respectivamente, às ciências da linguagem e à psicologia - no estudo da linguagem. Com base na leitura das principais obras de cada um relacionadas ao tema, foram definidos aspectos para comparação das propostas de ambos para o tratamento da linguagem. A identificação de aproximações entre os dois autores aponta a possibilidade de se considerar a contribuição de ambos na busca da compreensão do fenômeno da linguagem. E, com base em algumas das diferenças entre eles, podem-se vislumbrar caminhos para a ampliação dessa compreensão.

Keywords : Linguagem; Comportamento verbal; Bakhtin; Skinner.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )