SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Condições de treino e sistemas de categorização de verbalizações de terapeutasO conceito de audiência e os múltiplos controles do comportamento verbal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

PEREIRA, Maria Eliza Mazzilli. Uma aproximação entre Skinner e Bakhtin para o estudo da linguagem. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp. 337-347. ISSN 1517-5545.

O objetivo do estudo foi fazer uma aproximação entre dois autores - M. M. Bakhtin e B. F. Skinner, filiados, respectivamente, às ciências da linguagem e à psicologia - no estudo da linguagem. Com base na leitura das principais obras de cada um relacionadas ao tema, foram definidos aspectos para comparação das propostas de ambos para o tratamento da linguagem. A identificação de aproximações entre os dois autores aponta a possibilidade de se considerar a contribuição de ambos na busca da compreensão do fenômeno da linguagem. E, com base em algumas das diferenças entre eles, podem-se vislumbrar caminhos para a ampliação dessa compreensão.

Palavras-chave : Linguagem; Comportamento verbal; Bakhtin; Skinner.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )