SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Uma aproximação entre Skinner e Bakhtin para o estudo da linguagemSignificado e definição de comportamento verbal: a abordagem skinneriana dez anos antes do Verbal Behavior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

FONAI, Ana Carolina Vieira  y  SERIO, Tereza Maria de Azevedo Pires. O conceito de audiência e os múltiplos controles do comportamento verbal. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp. 349-360. ISSN 1517-5545.

A análise skinneriana do comportamento verbal envolveu a produção de um sistema classificatório das relações entre respostas e ambiente que seriam sua unidade de análise - os operantes verbais. A partir da caracterização da relação de controle denominada audiência feita por Skinner no livro Verbal Behavior (1957), foram identificados dois aspectos básicos necessários para a compreensão desse conceito: a) a consideração de audiência como um outro operante verbal e b) a consideração de audiência como uma relação de controle adicional (estimulação condicional ou operação estabelecedora) para outras relações - mando tato, ecóico, intraverbal e textual. Procura-se, em cada um dos casos, destacar possíveis implicações que o reconhecimento da relação especificada pode acarretar em termos de elaboração conceitual e a importância do reconhecimento dessas relações.

Palabras clave : Audiência; Comportamento verbal; Operante verbal; Estímulo condicional; Estímulo discriminativo não verbal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )