SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Uma aproximação entre Skinner e Bakhtin para o estudo da linguagemSignificado e definição de comportamento verbal: a abordagem skinneriana dez anos antes do Verbal Behavior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

FONAI, Ana Carolina Vieira  e  SERIO, Tereza Maria de Azevedo Pires. O conceito de audiência e os múltiplos controles do comportamento verbal. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp.349-360. ISSN 1517-5545.

A análise skinneriana do comportamento verbal envolveu a produção de um sistema classificatório das relações entre respostas e ambiente que seriam sua unidade de análise - os operantes verbais. A partir da caracterização da relação de controle denominada audiência feita por Skinner no livro Verbal Behavior (1957), foram identificados dois aspectos básicos necessários para a compreensão desse conceito: a) a consideração de audiência como um outro operante verbal e b) a consideração de audiência como uma relação de controle adicional (estimulação condicional ou operação estabelecedora) para outras relações - mando tato, ecóico, intraverbal e textual. Procura-se, em cada um dos casos, destacar possíveis implicações que o reconhecimento da relação especificada pode acarretar em termos de elaboração conceitual e a importância do reconhecimento dessas relações.

Palavras-chave : Audiência; Comportamento verbal; Operante verbal; Estímulo condicional; Estímulo discriminativo não verbal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )