SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2O conceito de audiência e os múltiplos controles do comportamento verbal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

FERREIRA, Paulo Roberto dos Santos  y  DOMENICONI, Camila. Significado e definição de comportamento verbal: a abordagem skinneriana dez anos antes do Verbal Behavior. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2007, vol.9, n.2, pp. 361-373. ISSN 1517-5545.

Este artigo trata-se de uma seleção de excertos de um texto de divulgação não oficial do curso ministrado por B. F. Skinner em 1947 a respeito do comportamento verbal. O manuscrito cujos excertos são reproduzidos neste artigo é de importância histórica porque apresenta a formulação skinneriana do comportamento verbal dez anos antes da publicação do Verbal Behavior. O manuscrito foi transcrito por Ralph Hefferline, na ocasião professor da Universidade de Colúmbia, local em que Skinner ofereceu seu curso. O procedimento de seleção dos excertos teve como base a escolha de dois tópicos de importância para estudo do comportamento verbal: (1) significado e (2) definição de comportamento verbal.

Palabras clave : Comportamento verbal; Significado; Linguagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )