SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Uma proposta de definição de comportamento no behaviorismo radicalDizer e fazer: a prática de exercícios físicos em portadores de diabetes mellitus tipo 2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

CANAAN, Silvia  e  RIBEIRO, Antonio de Freitas. A interpretação do terapeuta comportamental: um estudo exploratório. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 15-27. ISSN 1517-5545.

O objetivo deste estudo foi examinar o comportamento verbal interpretativo de uma terapeuta comportamental em treinamento durante o atendimento de uma cliente adulta. Os dados foram obtidos por meio da gravação e transcrição de quatorze sessões terapêuticas. A análise do repertório verbal da terapeuta resultou na identificação das seguintes categorias relacionadas à sua atuação clínica: informação, investigação, interpretação, aconselhamento e conseqüenciação. Os resultados mostraram que a categoria prevalente foi a de investigação e que interpretações ocorreram em 21,52% dos proferimentos analisados. Observou-se que as interpretações ocorreram juntamente com outras funções de atuação da terapeuta, o que levou à identificação de cinco categorias interpretativas: informativa, investigativa, explicativa, aconselhadora e conseqüenciadora. Verificou-se também que a terapeuta interpretou com a função de fazer investigações (31,40%), porém, seus proferimentos também incluíram interpretações explicativas (24,41%). Identificaram-se algumas variáveis que possivelmente controlaram o comportamento verbal interpretativo da terapeuta.

Palavras-chave : Interpretação, Terapeuta comportamental, Comportamento verbal, Análise do comportamento..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )