SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Dizer e fazer: a prática de exercícios físicos em portadores de diabetes mellitus tipo 2Análise de um procedimento de comunicação funcional alternativa (picture exchange communication system) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

LOPES, Renata Ferrarez Fernandes; SANTOS, Marlene Rodrigues  e  LOPES, Ederaldo José. Efeitos do relaxamento sobre a ansiedade e desesperança em mulheres com câncer. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 39-49. ISSN 1517-5545.

Este trabalho avaliou a eficácia do relaxamento progressivo para o controle da ansiedade e a desesperança em pacientes portadoras de câncer. Trinta mulheres, com idades entre 20 e 60 anos, responderam ao Inventário de Desesperança (IDB) e o de Ansiedade (IAB) Beck, aplicados antes e após o relaxamento. A intervenção foi feita durante oito semanas e incluiu uma entrevista inicial não-diretiva, a aplicação das escalas para o estabelecimento de linha de base, as técnicas de relaxamento e a reaplicação das escalas. Os resultados da ANOVA confirmam que o relaxamento foi capaz de baixar os escores médios do IAB em 9,3 pontos e do IDB em 0,98 ponto, mas este efeito não se prolongou ao longo das semanas.

Palavras-chave : Câncer; Relaxamento; Abordagem Cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )