SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Efeitos do relaxamento sobre a ansiedade e desesperança em mulheres com câncerDiscutindo o uso do laboratório de análise do comportamento no ensino de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

FIDALGO, Adriana Piñeiro; GODOI, Juliana Palma de  e  GIOIA, Paula Suzana. Análise de um procedimento de comunicação funcional alternativa (picture exchange communication system). Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 51-66. ISSN 1517-5545.

Indivíduos com desenvolvimento atípico apresentam, freqüentemente, atraso de desenvolvimento da fala, precisando, muitas vezes, de procedimentos de comunicação alternativa com estímulos visuais, como o PECS (Picture Exchange Communication System) . Este trabalho apresenta resultados de duas pesquisas independentes, que investigaram a eficácia do PECS em ensinar a comunicação por troca de figuras e seus efeitos colaterais sobre a freqüência de verbalizações e de outros comportamentos específicos (manter contato visual e ficar sentado para P1; subir e descer escadas para P2). P1, 11 anos, foi diagnosticado com Síndrome do X-Frágil com características autísticas; e P2, 23 anos, é portadora de Síndrome de Down. Os dados mostraram que P2 aprendeu a fase 1 do PECS mais rapidamente do que P1. Houve aumento na freqüência de verbalizações de ambos participantes e as características estruturadas e concretas do treino contribuíram para o aumento da freqüência dos comportamentos específicos.

Palavras-chave : Síndrome do X-frágil; Síndrome de Down; Comportamento Verbal; PECS.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )