SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Analysis of an alternative functional communication´s procedure (picture exchange communication system)Acceptance and Commitment Therapy: model, data, and extension to the prevention of suicide author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

LOPES, Manuela Gomes; MIRANDA, Rodrigo Lopes; NASCIMENTO, Silvania Sousa do  and  CIRINO, Sérgio Dias. Discutindo o uso do laboratório de análise do comportamento no ensino de psicologia. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 67-79. ISSN 1517-5545.

Neste artigo, é feita uma discussão sobre o uso do laboratório experimental como recurso didático no ensino de Psicologia a partir de aproximações entre a utilização do laboratório no ensino de Ciências e no ensino da Análise do Comportamento. Questiona-se sobre qual é o papel desempenhado pelo laboratório e quais são suas contribuições efetivas como recurso didático na aprendizagem dos alunos. As funções tradicionalmente associadas ao Laboratório Animal Operante são abordadas, assim como suas principais características e críticas recebidas. Ressalta-se, sobretudo, que as práticas de laboratório devem-se constituir como espaço para criação de condições em que os estudantes possam desenvolver habilidades que lhe serão imprescindíveis na futura profissão. É destacada, por fim, a pertinência de se conceber o Laboratório de Análise do Comportamento não necessariamente como Laboratório Animal Operante, mas como um espaço propício à realização de outras práticas.

Keywords : Ensino de análise do comportamento; Ensino de psicologia; Laboratório experimental; Laboratório animal operante; Laboratório de análise do comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )