SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Terapia de Aceitação e Compromisso: modelo, dados e extensão para a prevenção do suicídio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

MEYER, Sonia Beatriz et al. Subsídios da obra “Comportamento Verbal” de B. F. Skinner para a terapia analítico-comportamental. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp. 105-118. ISSN 1517-5545.

Os conceitos de causalidade múltipla, de autoclíticos e de edição podem auxiliar o terapeuta analítico-comportamental a conduzir avaliações funcionais e a intervir. Ao avaliar, ele leva em consideração que o conteúdo das falas de clientes tem múltipla determinação e presta atenção a sutilezas de autoclíticos e de edições. Usa autoclíticos para promover bom relacionamento e adesão à terapia e para ensinar o cliente a descrever seu comportamento e controles. Respaldado na noção de causalidade múltipla, pode trabalhar com metáforas, fantasias e alegorias, e pode fornecer estimulação suplementar para fortalecer respostas do cliente já existentes, porém fracas. Discute-se que a lógica do trabalho clínico é diferente do da análise experimental do comportamento e que diferentes análises de comportamento podem ser apropriadas para se alcançar objetivos terapêuticos.

Palavras-chave : Causalidade múltipla; Autoclíticos; Edição; Terapia analítico-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )