SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Efeitos do controle por regras ou pelas contingências na sensibilidade comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; SILVEIRA, Fabiane Ferraz  e  MARTURANO, Edna Maria. Promovendo habilidades sociais educativas parentais na prevenção de problemas de comportamento. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 125-142. ISSN 1517-5545.

Devido à importância de intervir em problemas de comportamento de crianças e adolescentes, uma variedade de intervenções com pais tem sido desenvolvida. Este estudo tem por objetivo descrever os efeitos de uma intervenção em grupo, a partir de múltiplas avaliações e instrumentos, que pretendeu melhorar a competência social dos pais e prevenir problemas de comportamento. Participaram 12 mães/pais de crianças e adolescentes e 2 mães de filhos adultos. Nas avaliações pré, pós-intervenção e seguimento foram utilizados instrumentos que investigam: Habilidades Sociais Educativas Parentais - RE-HSE-P, que investiga freqüência de HSE, bem como variáveis de contexto; habilidades sociais gerais - IHS-Del Prette; problemas de comportamento - CBCL, que classifica em normal e clínico (externalizante, internalizante e total). Durante as sessões, são discutidos temas referentes às HSE-P, tais como, expressar sentimento positivo, como iniciar e manter conversas, negociar, estabelecer regras, dentre outras. Algumas hipóteses foram confirmadas à medida que se verificou aumento na freqüência de HSE-P, em habilidades sociais gerais e diminuição de problemas de comportamento. Ao final, são apresentadas algumas limitações e contribuições sugeridas pelo estudo.

Palavras-chave : Habilidades sociais educativas parentais; Problemas de comportamento; Intervenção com pais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )