SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Promovendo habilidades sociais educativas parentais na prevenção de problemas de comportamentoRelação entre traços de ansiedade e atenção através de Tarefas de Stroop índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

CORTEZ, Mariéle de Cássia Diniz  y  REIS, Maria de Jesus Dutra dos. Efeitos do controle por regras ou pelas contingências na sensibilidade comportamental. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 143-155. ISSN 1517-5545.

Este estudo investigou se a história prévia de aprendizagem por controle de regras ou pelas contingências pode afetar diferencialmente a sensibilidade às contingências. Foi utilizado um procedimento informatizado, independentemente da presença do experimentador. Um procedimento de escolha de acordo com o modelo foi realizado em computador com seis universitários, distribuídos em duas condições experimentais, organizadas em duas fases. Na Fase 1, três participantes foram treinados em um procedimento de modelagem (aprendizado pelas contingências); os restantes receberam instruções num procedimento de aprendizagem pelas regras. Na Fase 2, todos foram expostos a condições nas quais mudanças não sinalizadas das contingências foram programadas. Observou-se que cinco dos seis participantes alteraram seus desempenhos quando houve mudanças nas contingências, apontando para a sensibilidade independentemente das condições prévias de aprendizagem. Foram discutidos os possíveis efeitos do procedimento informatizado sobre os resultados.

Palabras clave : Comportamento controlado por regras; Comportamento modelado pelas contingências; Sensibilidade comportamental; Universitários; Escolha de acordo com o modelo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )