SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Efeitos do controle por regras ou pelas contingências na sensibilidade comportamentalAdaptação da EAH para população de surdos falantes de LIBRAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

MONTAGNERO, Alexandre Vianna; LOPES, Ederaldo José  y  GALERA, César. Relação entre traços de ansiedade e atenção através de Tarefas de Stroop. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 157-169. ISSN 1517-5545.

Segundo o modelo cognitivo, pessoas ansiosas alocam seus recursos atencionais a estímulos ameaçadores, mantendo-se em estado de hipervigilância e preocupação. Esta suposição foi testada através do desempenho dos participantes nas tarefas de Stroop. No primeiro estudo, 60 estudantes universitários, divididos em função do grau de ansiedade, realizaram as tarefas de Stroop clássico e de Stroop emocional. Os resultados mostram que o tempo para nomear cores de palavras ameaçadoras aumenta com a ansiedade. No segundo estudo, procurou-se determinar se substantivos concretos ou abstratos têm efeitos diferenciados sobre o desempenho na tarefa de Stroop. Os resultados mostram que o tempo de nomeação de cores de palavras concretas, ameaçadoras ou não, é maior do que de palavras abstratas. Os resultados confirmam a suposição acima, sobretudo para palavras ameaçadoras concretas e apontam para a importância da qualidade semântica dos estímulos na tarefa de Stroop.

Palabras clave : Atenção; Traços de Ansiedade; Tarefas de Stroop.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )