SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Relação entre traços de ansiedade e atenção através de Tarefas de StroopVariáveis controladoras dos comportamentos “trabalhar” e “estudar” em jovens: uso de relato verbal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

SANCHEZ, Cíntia Nazaré M.  y  GOUVEIA JR, Amauri. Adaptação da EAH para população de surdos falantes de LIBRAS. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 171-179. ISSN 1517-5545.

O objetivo deste estudo é traduzir a Escala Analógica de Humor, para surdos usuários da língua brasileira de sinais (LIBRAS) e do alfabeto digital, gerando uma escala trilíngüe. A amostra de estudo foi composta de 15 surdos que dominam o alfabeto digital e a LIBRAS e 40 ouvintes com idades entre 11 e 18 anos de ambos os sexos. Após o treino prévio, os participantes preencheram uma versão da escala segundo as características do seu grupo: em português para o grupo-controle (ouvinte) ou em LIBRAS para o grupo experimental (surdos). A aplicação foi realizada em grupo. Os resultados obtidos no experimento mostraram que a escala analógica de humor apresentou equivalência em ambos os grupos, dado que nas suas duas versões (escala analógica padrão e escala traduzida), não foram detectadas diferenças estatisticamente significativas no índice total e nos componentes da escala: ansiedade, sedação física e sedação mental. O único fator que apresentou diferença estatística significativa foi o componente outros sentimentos. Tais resultados indicam a possibilidade do uso desta escala para estudos de ansiedade em pacientes com surdez.

Palabras clave : Surdez; Língua brasileira de sinais; Ansiedade; Escala analógica de humor.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )