SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Adaptação da EAH para população de surdos falantes de LIBRASAnálise exploratória do comportamento verbal interpretativo de uma cliente adulta no contexto clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz et al. Variáveis controladoras dos comportamentos “trabalhar” e “estudar” em jovens: uso de relato verbal. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 181-192. ISSN 1517-5545.

Os objetivos deste estudo foram identificar, em relatos verbais, variáveis controladoras dos comportamentos “estudar e trabalhar” em um grupo de jovens universitários e determinar a existência de classes de operantes verbais sobre o comportamento “trabalhar”. A amostra foi composta por 107 jovens universitários entre 19-24 anos (40 jovens trabalhadores e 67 jovens não-trabalhadores), provenientes de uma universidade particular da cidade de São Paulo. Foram realizados 5 grupos para acessar os relatos verbais sob controle de estímulos discriminativos verbais. A análise de dados foi executada com o auxílio do software ALCESTE 4.5. Os resultados apontam para a emissão de tatos verbais entre os jovens trabalhadores em que o comportamento “trabalhar” se mantêm sob controle do reforçador positivo “dinheiro” e auto-regras. Uma semelhança entre os jovens trabalhadores e não-trabalhadores apontou para a função discriminativa aversiva que apresenta a concorrência entre os comportamentos de estudar e trabalhar.

Palavras-chave : Comportamento verbal; Análise funcional; Trabalhar; Estudar; Controle.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )