SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Controlling variables of the “working and studying behaviors” in young: Use of verbal reportImpact of different teaching conditions on preparing educative agents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

VIEIRA-SANTOS, Joene  and  CANAAN, Silvia. Análise exploratória do comportamento verbal interpretativo de uma cliente adulta no contexto clínico. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 193-208. ISSN 1517-5545.

RESUMO Considerando que uma das principais metas da terapia é favorecer o autoconhecimento do cliente, o objetivo deste estudo foi analisar as respostas verbais de uma cliente categorizadas como “interpretativas” no contexto clínico de acordo com as definições de um estudo anterior. O método consistiu na análise e classificação de 14 sessões terapêuticas. Os resultados mostraram a ocorrência das seguintes categorias no repertório verbal da cliente: Informação, Investigação, Interpretação e Conseqüenciação. Verificou-se ainda que: a) interpretações ocorreram em 74,88% dos episódios verbais; b) a cliente interpretou com a função de explicar algo em 78,00% do total de interpretações e c) a cliente focalizou seu próprio comportamento em 73,20% das interpretações. Tais resultados parecem confirmar a hipótese de que o setting terapêutico é um ambiente que favorece a emissão de interpretações, contribuindo para o autoconhecimento do cliente.

Keywords : Interpretação; Comportamento verbal; Terapia comportamental; Autoconhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )