SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Variáveis controladoras dos comportamentos “trabalhar” e “estudar” em jovens: uso de relato verbalImpacto de diferentes condições de ensino no preparo de agentes educativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

VIEIRA-SANTOS, Joene  e  CANAAN, Silvia. Análise exploratória do comportamento verbal interpretativo de uma cliente adulta no contexto clínico. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 193-208. ISSN 1517-5545.

RESUMO Considerando que uma das principais metas da terapia é favorecer o autoconhecimento do cliente, o objetivo deste estudo foi analisar as respostas verbais de uma cliente categorizadas como “interpretativas” no contexto clínico de acordo com as definições de um estudo anterior. O método consistiu na análise e classificação de 14 sessões terapêuticas. Os resultados mostraram a ocorrência das seguintes categorias no repertório verbal da cliente: Informação, Investigação, Interpretação e Conseqüenciação. Verificou-se ainda que: a) interpretações ocorreram em 74,88% dos episódios verbais; b) a cliente interpretou com a função de explicar algo em 78,00% do total de interpretações e c) a cliente focalizou seu próprio comportamento em 73,20% das interpretações. Tais resultados parecem confirmar a hipótese de que o setting terapêutico é um ambiente que favorece a emissão de interpretações, contribuindo para o autoconhecimento do cliente.

Palavras-chave : Interpretação; Comportamento verbal; Terapia comportamental; Autoconhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )