SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Análise exploratória do comportamento verbal interpretativo de uma cliente adulta no contexto clínicoEquivalência de estímulos e uso de jogos para ensinar leitura e escrita índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

LORENA, Angela Bernardo de  y  CORTEGOSO, Ana Lucia. Impacto de diferentes condições de ensino no preparo de agentes educativos. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 209-222. ISSN 1517-5545.

Este estudo investigou o impacto da capacitação de estudantes de Psicologia na aplicação de programa informatizado. As condições de ensino consideradas foram: 1. apresentação das atividades em sala de aula, 2. leitura de manual com instruções escritas, 3. visita ao laboratório com demonstração do funcionamento do programa, 4. simulação de situações de aplicação do programa, 5. monitoramento participativo do desempenho dos participantes e situação de observação da manutenção de aprendizagem. Os resultados são de nove participantes, tendo sido manipulada a ordem de apresentação da leitura do manual: grupo A, início (n=5); grupo B, final (n=2); e grupo C, ausência desta condição (n=2). Foram definidos comportamentos-alvo e observadas a “ocorrência”, “não ocorrência” ou “ocorrência com ajuda” para os participantes. Houve aumento nas médias de “ocorrência” dos comportamentos e diminuição de “não ocorrência” e “ocorrência com ajuda”, para os três grupos. Os dados indicam impacto positivo das condições de ensino no desempenho dos participantes.

Palabras clave : Programação de ensino; Ensino programado; Condições de ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )