SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Impacto de diferentes condições de ensino no preparo de agentes educativosA presença de J. J. Rousseau em Tecnologia do ensino, de B. F. Skinner índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

SUDO, Camila Harumi; SOARES, Paulo Guerra; SOUZA, Silvia Regina de  y  HAYDU, Verônica Bender. Equivalência de estímulos e uso de jogos para ensinar leitura e escrita. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 223-238. ISSN 1517-5545.

O estudo investigou se crianças que apresentaram erros de escrita de dissílabos simples aprenderiam a escrever corretamente por meio de jogos, que ensinassem relações entre palavra impressa/CRMTS, palavra impressa/figura, figura/CRMTS, palavra impressa/escrita manuscrita, palavra falada/figura, palavra impressa/palavra falada. Participaram três crianças com idade entre 6 e 8 anos. Inicialmente, realizou-se um ditado de 33 palavras, a partir do qual foram selecionadas, dentre as incorretamente escritas, 8 palavras para o treino. A intervenção consistiu de três jogos: tabuleiro, memória e cópia no quadro de giz. No final, realizou-se um ditado com as 8 palavras de treino e 10 de generalização. Os três participantes apresentaram aumento no número de palavras e sílabas de treino corretamente escritas e, com exceção de uma delas, também nas de generalização. Verificou-se que foi possível ensinar as relações condicionais programadas e que os jogos contribuíram para melhorar a escrita dos participantes. Discute-se a necessidade de futuras investigações.

Palabras clave : Jogos; CRMTS; Leitura/escrita; Dificuldades de aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )