SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Equivalência de estímulos e uso de jogos para ensinar leitura e escritaIncluindo dados fisiológicos na ciência do comportamento: uma análise crítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versión impresa ISSN 1517-5545

Resumen

BRAZ, Cláudio  y  PEREIRA, Maria Eliza Mazzilli. A presença de J. J. Rousseau em Tecnologia do ensino, de B. F. Skinner. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 239-251. ISSN 1517-5545.

RESUMO Ao tratar de educação e ensino em The technology of teaching (1968), Skinner considera as idéias de vários pensadores, entre eles Rousseau, que menciona em mais da metade dos capítulos do livro. Neste artigo, buscou-se analisar em que contexto Skinner cita Rousseau, em relação a quais temas, qual o papel das citações e qual a sua posição em relação àquilo que cita de Rousseau. Com base na leitura completa da edição original da obra, foram identificadas as menções de Skinner a Rousseau, que foram, então, analisadas. Verificou-se que a posição de Skinner em relação ao que cita de Rousseau é negativa em cerca de metade dos casos, e positiva na outra metade. Os casos em que a posição de Skinner é negativa, com uma única exceção, referem-se ao uso de contingências de reforçamento arranjadas versus naturais. Os casos em que sua posição é positiva referem-se a uma maior variedade de temas.

Palabras clave : B. F. Skinner; J. J. Rousseau; Tecnologia do ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )