SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2A presença de J. J. Rousseau em Tecnologia do ensino, de B. F. SkinnerActualidad de la polémica Chomsky-Skinner índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

ELCORO, Mirari. Incluindo dados fisiológicos na ciência do comportamento: uma análise crítica. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp. 253-261. ISSN 1517-5545.

RESUMO A posição dos analistas do comportamento sobre a inclusão de dados fisiológicos na análise do comportamento varia. David Schaal, um analista do comportamento contemporâneo, apontou vantagens de tal inclusão para a análise do comportamento em quatro pontos: (a) identificação de mecanismos de retenção do condicionamento operante; (b) a fisiologia dá explicações quando as descrições não são suficientes; (c) elucidação de mecanismos celular e neural de reforçamento e (d) caracterização de alterações degenerativas no cérebro. O presente artigo proporciona discussões futuras desses pontos se eles realmente representam uma vantagem `a análise do comportamento. É argumentado e exemplificado que a análise do comportamento e a neurociência não são multuamente exclusivas. Por fim, as condições sob as quais a inclusão de dados fisiológicos na análise do comportamento representa uma vantagem à área são delineadas.

Palavras-chave : Análise do comportamento; Neurociência; Dados fisiológicos; Reducionismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )