SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1O uso da psicoeducação no tratamento do transtorno bipolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

PERGHER, Nicolau Kuckartz  e  DIAS, Maria Angélica Ferreira. O carteiro, o poeta e skinner: um estudo sobre a metáfora“The postman” and skinner: a study of metaphor. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 01-14. ISSN 1517-5545.

No presente trabalho, foram enumeradas algumas variáveis que poderiam ter controlado a utilização de metáforas por parte dos personagens do filme “O Carteiro e o Poeta”. Por exemplo, quando o personagem verbaliza “Senti-me como uma barco sacudido pelas palavras”, sugerimos que o efeito que sentiu ao escutar o poema foi semelhante ao efeito que havia sentido ao estar num barco, ao mar. Tanto no barco quanto diante do poema, o personagem sentiu enjôo. No artigo, as metáforas são diferenciadas das respostas-padrão, que já têm seu uso difundido na comunidade verbal. Sugere-se que a recitação de poesias por parte do carteiro tem função de mando, tendo como conseqüência a aproximação da mulher amada. Também são apresentados os operantes verbais ecóico e intraverbal, que servem para analisar a reprodução de poesias anteriormente criadas pelo poeta.

Palavras-chave : Eventos privados; Metáfora; Behaviorismo radical; “O Carteiro e o Poeta”; Tacto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )