SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1O carteiro, o poeta e skinner: um estudo sobre a metáforaPsychoeducational interventions to occupational stress management: a comparative study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

FIGUEIREDO, Ângela Leggerini de; SOUZA, Luciano de; DELL´AGLIO JR, José Caetano  and  ARGIMON, Irani Iracema de Lima. O uso da psicoeducação no tratamento do transtorno bipolar. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 15-24. ISSN 1517-5545.

O transtorno bipolar apresenta usualmente relevante cronicidade e severidade de sintomas, causando prejuízos psicossociais. O tratamento farmacológico é considerado indispensável para pacientes bipolares. Contudo, na esfera psicossocial, uma associação entre estressores e a precipitação de episódios bipolares tem sido claramente documentada, salientando a necessidade de intervenções nesta esfera. A psicoeducação consiste em uma modalidade de intervenção psicossocial. O presente estudo visou investigar na literatura científica os resultados obtidos através do uso da psicoeducação no tratamento do transtorno bipolar. A psicoeducação se apresenta como um modelo eficaz para adesão ao tratamento psicofarmacológico, melhor compreensão e entendimento do transtorno, redução do número de episódios maníacos, menor número de recaídas e internações, aumento do funcionamento social bem como para um melhor manejo de situações de crise e sentimentos de culpa. Da mesma forma, a psicoeducação se apresenta como uma alternativa importante para familiares de pacientes com transtorno bipolar. Conclui-se que a psicoeducação, embora não substitua o tratamento medicamentoso, tem se mostrada efetiva na otimização significativa dos efeitos dos tratamentos farmacológicos e de seus resultados além de apresentar características preventivas para recaídas e para saúde mental dos familiares.

Keywords : Psicoeducação; Intervenção clinica; Transtorno bipolar; Revisão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )