SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Use of psychoeducation in the treatment of bipolar disorderCommunication versus problem solving in a single session of behavioral couple therapy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

Print version ISSN 1517-5545

Abstract

MURTA, Sheila Giardini  and  TROCCOLI, Bartholomeu Tôrres. Intervenções psicoeducativas para manejo de estresse ocupacional: um estudo comparativo. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 25-42. ISSN 1517-5545.

Este estudo implementou e avaliou um programa de manejo de estresse ocupacional em um grupo de 74 funcionários administrativos de uma universidade privada, dos quais 42 foram designados para uma Intervenção Multimodal de Manejo de Estresse (ME) e 32 foram designados para um Treino em Habilidades Sociais (HS). Foram conduzidas 12 sessões psicoeducativas, de 90 minutos, em grupo, durante o horário de trabalho. Medidas pré e pós-teste foram feitas em imunidade, pressão arterial e respostas verbais de estresse, habilidades sociais e coping a problemas no trabalho. Ao final do programa, os participantes de ambas as intervenções apresentaram níveis similares de sintomas de estresse, coping a problemas no trabalho, habilidades sociais e imunidade. Apenas diferiram em pressão arterial diastólica: os participantes da intervenção ME apresentaram médias mais baixas nesta variável. Os resultados obtidos não encontraram superioridade de um tipo de intervenção sobre outro.

Keywords : Manejo de estresse; Estresse ocupacional; Habilidades sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )