SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Intervenções psicoeducativas para manejo de estresse ocupacional: um estudo comparativoControle de estímulos, modelagem do comportamento verbal e correspondência no “Otelo” de Shakespeare índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

SILVA, Lucilene Prado  e  VANDENBERGHE, Luc. Comunicação versus resolução de problemas numa sessão única de terapia comportamental de casal. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 43-60. ISSN 1517-5545.

Este estudo explora a utilidade de duas intervenções alternativas numa sessão única de casal. Cada intervenção foi aplicada a três casais. Uma intervenção constituiu na conscientização dos padrões de comunicação. A outra foi a apresentação de um modelo de resolução de problemas. Antes e depois da intervenção, conversações sobre o problema do casal foram gravadas. Depois da intervenção de conscientização houve um aumento de questionamentos claros, de críticas e de contestações das propostas do outro. Depois da introdução do roteiro de resolução de problemas houve mais propostas de soluções, mais interrupções, mais críticas e, para dois dos três casais, diminuição de contestações. Concluímos que as duas intervenções têm efeitos sobre o estilo de conversação. Porém, uma leitura detalhada dos resultados sugera que a primeira sessão de terapia de casal preferencialmente deveria promover a consciência plena dos padrões prejudiciais de comunicação, ao invés de propor estratégias para resolver os problemas.

Palavras-chave : Comunicação; Resolução de problemas; Terapia comportamental de casal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )