SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Comunicação versus resolução de problemas numa sessão única de terapia comportamental de casalUma análise etimológico-funcional de nomes de sentimentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

ARANTES, Ana Karina Leme  e  ROSE, Júlio César Coelho de. Controle de estímulos, modelagem do comportamento verbal e correspondência no “Otelo” de Shakespeare. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp. 61-76. ISSN 1517-5545.

Pesquisadores de diversas áreas têm analisado obras literárias devido ao seu eminente conteúdo psicológico. Interpretações comportamentais de peças de ficção são raras, e quando analistas do comportamento estudam obras literárias, geralmente analisam o comportamento do autor/artista ou servem-se dessas obras para ilustrar fenômenos comportamentais. Ao recorrer à ficção como objeto de análise, leva-se em conta que os personagens ali descritos comportam-se, em última instância, obedecendo aos mesmos controles a que estariam expostas pessoas reais em condições naturais. Peças teatrais referem-se quase exclusivamente ao comportamento verbal de suas personagens, sendo pertinente analisar os controles sobre suas falas. Foram verificadas contingências que dão conta da relação funcional entre respostas verbais e estímulos controladores no encadeamento de comportamentos intraverbais de resolução de problemas, usando como objeto de estudo personagens da peça “Otelo” de Shakespeare. Procedeu-se a análise funcional de respostas verbais identificando instâncias de comportamento e verificando antecedentes e conseqüentes relevantes à emissão de determinadas respostas.

Palavras-chave : Comportamento verbal; Mentira; Análise funcional; Peça teatral; Shakespeare.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )